Taiwan recebe primeiros turistas chineses em 60 anos

Centenas de turistas chineses desembarcaram em Taiwan nesta sexta-feira (4) a bordo dos primeiros vôos comerciais regulares em quase seis décadas entre os dois pontos em meio à expectativa de que a conexão aérea transforme as relações entre Pequim e Taipé. O primeiro avião, um vôo da China Southern Airlines com 230 passageiros a bordo, deixou Guangzou, no sul chinês, e pousou no aeroporto internacional de Taoyuan, no norte de Taiwan, e caminhões do Corpo de Bombeiros esguicharam água na aeronave em um sinal de boas-vindas.

"De hoje em diante, os vôos comerciais regulares substituirão os aviões de guerra sobre os céus do Estreito de Formosa e as relações entre os dois lados se tornará cada vez melhor", disse o piloto Liu Shaoyong depois do vôo de uma hora e meia. Liu, o piloto, é também o presidente da companhia aérea chinesa.

Antes de embarcar em um vôo da Air China de Pequim para Taiwan, Shao Qiwei, diretor da Secretaria de Turismo da China, opinou que os vôos "construirão uma ponte de amizade" com os 23 milhões de "compatriotas hospitaleiros" de Taiwan. Mais de 700 chineses viajaram a Taiwan hoje. Na direção oposta, cinco companhias aéreas taiuanesas levaram centenas de pessoas a bordo de nove aviões com destino às cidades chinesas de Pequim, Xangai, Guangzou e Xiamen.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo