A Tailândia tornou-se nesta terça-feira o único país do Sudeste Asiático a ser atingido pelo vírus da gripe suína até agora, ao confirmar seu primeiro caso em um paciente que voltou de viagem a um país estrangeiro não revelado.

continua após a publicidade

O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, disse que os testes realizados pelo Centro para o Controle de Doenças nos EUA confirmaram a presença do vírus A/H1N1 numa amostra do paciente. Segundo o primeiro-ministro, o paciente está plenamente recuperado e já voltou para casa.

O caso surge poucos dias depois de a Tailândia ter sediado uma importante conferência sobre o vírus, na qual os países asiáticos concordaram em aumentar seus estoques de medicamentos contra o A/H1N1. Os ministros da saúde da China, do Japão, da Coreia do Sul e dos 10 países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês) também pediram que as autoridades mundiais de saúde garantam uma distribuição justa de medicamentos no caso de uma pandemia.

A Tailândia havia sido atingida anteriormente pela gripe aviária, com 25 casos e 17 mortes desde 2004. O último caso no país foi em 2006. Os especialistas têm alertado que impedir a gripe suína de infectar pacientes que tiveram gripe aviária deve ser uma prioridade, especialmente na Ásia, a fim de evitar que os vírus se misturem e se transformem numa forma altamente patogênica. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade