O presidente da Sérvia, Boris Tadic, pediu nesta terça-feira que se realizem novas conversas com os líderes de Kosovo. Tadic fez a solicitação apesar do reconhecimento de vários países ocidentais da independência da província sérvia. Vários outros países, no entanto, não reconheceram a independência do Kosovo, como Espanha, Rússia e China.
O presidente sérvio argumentou que seu país nunca concordará com a independência do Kosovo. Segundo ele, as conversas são o único modo de se alcançar um compromisso.
Um comunicado divulgado por Tadic nesta terça-feira informa que "nós somos a favor de prosseguir as conversações, sob a autoridade das Nações Unidas".
Tadic também afirma que a Sérvia manterá sua luta para reclamar a posse sobre a região pacificamente.
Kosovo, predominantemente habitada por albaneses étnicos, declarou independência da Sérvia um mês atrás. Sua independência foi reconhecida pelos Estados Unidos e por muitas nações da União Européia, como Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália, mas foi rechaçada firmemente pela Sérvia e por sua aliada Rússia.
Anteriormente, dois anos de negociações sobre Kosovo não conseguiram produzir um resultado satisfatório para os dois lados.