O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, se pronunciou na segunda-feira (23) em defesa da integração do México ao Mercosul e à União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
"Queremos o México no Mercosul e na Unasul, porque necessitamos disso", disse Vázquez, defendendo que, na tarefa de integração regional, o México tem "um papel importantíssimo, porque tem autoridade própria e reconhecimento internacional".
Tabaré e seu colega mexicano, Felipe Calderón, acordaram apoiar iniciativas que busquem uma integração regional aberta e inclusiva, que abarque todos os países da América Latina e do Caribe.
O presidente uruguaio admitiu que o processo de integração regional é complexo e considerou naturais os encontros e desencontros em torno desse objetivo.
Após firmar um memorando de entendimento entre os dois países para iniciar negociações para a assinatura de um Acordo de Associação Estratégica, os presidentes reafirmaram também a necessidade de fortalecer esforços que permitam enfrentar a crise alimentar.
Calderón e Vázquez observaram ainda a necessidade de ampliar a escala de recursos disponíveis para os países comprometidos com o combate à mudança climática.