Atenas, 25/01/2015 – O partido de esquerda Syriza deve vencer a eleição deste domingo na Grécia, mas pode não ter apoio suficiente para formar um governo próprio, de acordo com projeções do Ministério do Interior grego.
As estimativas indicam que o Syriza ficará com metade dos 300 assentos do Parlamento, ao receber 36,5% dos votos. A margem de erro, entretanto, prevê que o número de assentos poderá ficar entre 149 e 151, e o resultado final só será sabido ao fim da contagem dos votos.
Se o Syriza não conseguir no mínimo 151 lugares no Parlamento, terá que buscar um governo de coalizão ou promessas seguras de apoio que lhe permitam formar um governo minoritário.
Com 17,6% das urnas apuradas, o Syriza lidera a eleição na Grécia com 35% dos votos, contra 29,3% do partido Nova Democracia, do primeiro-ministro Antonis Samaras, de acordo com números oficiais.
Pesquisa divulgada pela estatal Nerit TV projeta vitória do Syriza, que teria entre 36% e 38% dos votos, ante a faixa de 26% a 28% dos votos do Nova Democracia. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires