A líder do partido da oposição Liga Nacional pela Democracia (LND) e vencedora do prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, disse nesta segunda-feira que está confiante sobre uma vitória esmagadora na primeira eleição livre em 25 anos em Mianmar, enquanto o país aguarda o resultado oficial. A vitória do partido iniciaria uma nova era no país, que foi governado pelo poder militar entre 1962 e 2011. Nas eleições, serão eleitos membros para os parlamentos Nacional e regional, que tomarão posse em janeiro de 2016.

continua após a publicidade

A Comissão Eleitoral de Mianmar anunciou o resultado oficial preliminar nesta segunda-feira, com a LND conquistando 15 das 16 primeiras cadeiras de deputados anunciadas. O resultado final pode levar alguns dias. Seja qual for o resultado, o presidente de Myanmar, Thein Sein, prometeu respeitar a vontade dos eleitores expressa nas urnas.

“Neste momento, não podemos especificar qual a porcentagem de assentos que vamos ganhar no Parlamento – mas sabemos que vamos ganhar a maioria”, disse Win Htein, disse o porta-voz da LND, acrescentando que seu partido tinha ganhado 43 dos 45 círculos eleitorais em Yangun, a maior cidade de Mianmar. Caso o resultado seja confirmado, a LND poderia conquistar a maioria absoluta no Parlamento, apesar da Constituição de 2008 que reserva 25% das cadeiras aos militares, e teria condições de eleger o próximo presidente, que será escolhido em março, para um mandato de cinco anos.

Vários nomes importantes do partido que está no poder admitiram a derrota nas eleições. Shwe Mann, o atual presidente do Parlamento e candidato presidencial, admitiu a derrota em sua página oficial do Facebook nesta segunda-feira, enquanto a LND alegou grandes vitórias nas regiões ao redor de Yangun. O ex-general foi um dos políticos mais poderosos de Mianmar até que ele foi deposto como presidente em agosto por tratamentos duros em seu próprio partido.

continua após a publicidade

Shwe Mann ainda pode ser escolhido como um candidato presidencial porque a posição não está limitada aos membros do Parlamento. No entanto, a derrota nas eleições poderia enfraquecer sua alavancagem e a composição do Parlamento permanece desconhecida.

Htay Oo, o atual presidente do Partido militar União Solidariedade e Desenvolvimento também reconheceu a derrota ao seu oponente do LND. Falando a repórteres na cidade de Hinthada, ele disse que os eleitores não “não tinham escolhido ele”, afirmando que a porcentagem das perdas era maior do que a da vitória. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press

continua após a publicidade