Suspeito por atentado frustrado ameaçou EUA em vídeo

O homem acusado por um frustrado atentado na Times Square, em Nova York, apareceu em um vídeo divulgado hoje pela emissora de TV Al-Arabiya. Nas imagens, ele afirmou que planejava atacar os Estados Unidos. O suspeito, Faisal Shahzad, está preso e a gravação é anterior à tentativa de ataque.

“Este ataque nos Estados Unidos será uma vingança para todos os mujahedin (guerreiros sagrados) e os oprimidos do Islã”, disse. Shahzad também cita no vídeo Abu Musab al-Zarqawi, o falecido líder da Al-Qaeda no Iraque. A gravação foi feita em inglês e há uma voz traduzindo a fala do suspeito para o árabe. “Eu realizarei este ataque em nome deles, e espero que ele agrade aos muçulmanos”, afirmou Shahzad, que tem cidadania norte-americana e paquistanesa.

Este é o primeiro vídeo vinculando ele à tentativa de ataque de 1º de maio e à rede terrorista Al-Qaeda. A autenticidade do vídeo não foi confirmada oficialmente. Shahzad teria dirigido um carro com uma bomba por Manhattan. Ele foi preso pouco antes de seu voo deixar Atlanta, na Georgia, 53 horas após a polícia descobrir o carro-bomba, que não explodiu. As informações são da Dow Jones.