Os policiais que investigam os grampos telefônicos e subornos no extinto tabloide News of the World detiveram nesta terça-feira uma homem de 71 anos que, acredita-se, tenha sido executivo do jornal. A polícia metropolitana disse que o homem foi detido na manhã desta terça-feira numa delegacia de Londres, mas seu nome não foi divulgado, de acordo com a prática da polícia britânica de não identificar suspeitos que não tenham sido formalmente acusados.
Mas a Sky News identificou o homem como o ex-editor do News of the World, Stuart Kuttner. A News Corp., proprietária do News of the World, detém 39% do capital da Sky News. O homem está detido e passa por interrogatório por suspeita de conspirar para a interceptação de comunicações, ou seja, grampos telefônicos, e por suspeita de corrupção.
Os detetives investigam acusações de que o jornal, de propriedade de Rupert Murdoch, teve acesso de forma ilegal a mensagens telefônicas de celebridades, políticos e até mesmo de vítimas de crimes e já prendeu dez pessoas, dentre elas a ex-diretora executiva da News International, Rebekah Brooks, e Andy Coulson, ex-editor do News of the World e ex-chefe de comunicações do primeiro-ministro David Cameron.
Coulson era editor do tabloide quando o repórter Clive Goodman, especializado em assuntos da realeza, e o detetive particular Glenn Mulcaire foram detidos em 2007 por grampear telefones de funcionários reais. Durante anos, o jornal afirmou que os grampos estavam limitados a apenas dois funcionários, embora agora admita que a prática era comum.
Todos os detidos foram libertados sob fiança e ninguém foi formalmente acusado. As informações são da Associated Press.