Seis supostos rebeldes morreram hoje em um ataque com mísseis, aparentemente disparados por um avião não tripulado dos Estados Unidos, em uma zona tribal do noroeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, disseram autoridades de inteligência do país.
Não foram divulgadas as identidades e nacionalidades dos supostos militantes mortos. A aeronave disparou quatro mísseis no povoado de Datta Khel, dominado por insurgentes leais a Hafiz Gul Bahadur, um importante comandante rebelde.
Os EUA intensificaram em 2010 as ações desse tipo para enfraquecer os rebeldes do Taleban, que utilizam o território paquistanês para atacar as forças estrangeiras no Afeganistão. Muitos dos ataques com mísseis disparados de aviões não tripulados, como o de hoje, ocorreram no Waziristão do Norte, que fica em uma zona tribal semiautônoma onde diversos grupos insurgentes impõem um domínio quase total.
Washington pressiona o Paquistão para que lance uma ofensiva militar na região, mas o governo local reluta em fazê-lo. Alguns grupos rebeldes têm vínculos históricos com as forças de segurança paquistanesas e poderiam ser aliados úteis no Afeganistão, quando as forças estrangeiras se retirarem do país.
Os EUA se recusam a fazer declarações públicas sobre esses ataques, mas autoridades norte-americanas afirmam em privado que essas ações já mataram vários rebeldes do Taleban e da Al-Qaeda. As informações são da Associated Press.