Um suicida atacou na província de Kunduz, no norte do Afeganistão, matando 29 pessoas, em sua maioria membros de grupos armados ilegais que enfrentaram no passado as forças de segurança e insurgentes, afirmou uma autoridade afegã neste domingo.

continua após a publicidade

O chefe administrativo do distrito de Khan Abad, Heyatullah Amiri, disse que o suicida atacou no fim do sábado, tendo como alvo um encontro de grupos criminosos. Vinte e cinco das pessoas mortas eram membros dos grupos armados, incluindo quatro lideranças, enquanto os outros quatro eram civis, disse a autoridade.

Amiri afirmou ainda que outras 19 pessoas ficaram feridas, incluindo 15 civis. Um porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, reivindicou a responsabilidade pelo ataque.

O Taleban intensificou seus ataques pelo país desde que as forças dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) passaram a apenas dar treinamento às forças locais, sem combater, no fim do ano passado.

continua após a publicidade

No norte do país, insurgentes do Taleban enforcaram uma mulher de 27 anos, que tinha três filhos, após acusá-la de ter feito sexo fora do casamento, segundo um porta-voz do governo provincial de Badakhshan. Em outro incidente, insurgentes do Taleban mataram dois policiais locais e um civil na mesma província, no sábado, acusando o trio de espionagem. Fonte: Associated Press.