Um carro-bomba com um suicida do Taleban atingiu hoje um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na capital afegã, Cabul, matando 18 pessoas, segundo funcionários locais. O atentado ocorreu durante a hora do rush da manhã. A explosão danificou quase 20 veículos.

continua após a publicidade

O ataque foi o mais mortífero contra as tropas da Otan em Cabul desde setembro, e ocorreu apesar do reforço das autoridades afegãs para impedir a violência na capital. No último violento atentado do tipo, ocorrido em fevereiro, suicidas invadiram dois pequenos hotéis e mataram 16 pessoas.

Hoje pelo menos 12 civis morreram e 47 ficaram feridos. A maioria deles estava em um ônibus, segundo o Ministério do Interior afegão. A Otan confirmou seis soldados mortos, sendo cinco norte-americanos. A nacionalidade da sexta vítima militar não foi ainda informada.

Ofensiva

continua após a publicidade

O atentado ocorre no momento em que a Otan se prepara para uma ofensiva em Kandahar, uma província no sul afegão, que é um importante bastião do Taleban. O secretário-geral da entidade, Anders Fogh Rasmussen, condenou o ataque e afirmou que isso não impedirá os esforços da aliança no Afeganistão.

“A Otan permanece comprometida com suas missão de proteger o povo afegão e fortalecer a capacidade de o Afeganistão resistir ao terrorismo”, disse Rasmussen, em Bruxelas. O presidente afegão, Hamid Karzai, também condenou o ataque.

continua após a publicidade