O chanceler do Chile, Mariano Fernández, disse hoje que o subsecretário de Relações Exteriores, Alberto Van Klaveren, deixou o cargo para assumir a representação do Chile na Corte Internacional de Haia, onde o país mantém uma disputa com o Peru sobre a fronteira marítima. O Chile entregará sua argumentação pela manutenção da fronteira marítima em 9 de dezembro, segundo informações da agência Ansa.

continua após a publicidade

O Chile tem prazo até março de 2010 para responder à apresentação peruana, na qual o Peru desconheceu a fronteira marítima defendida pelo Chile. Segundo o Peru, a fronteira marítima foi estabelecida nos tratados de 1952 e 1954. Já o Chile argumenta que a fronteira marítima foi fixada após a Guerra do Pacífico (1879-1883), na qual Peru e Bolívia sofreram derrota militar.

Desde janeiro de 2008, Chile e Peru mantém um litígio na Corte Internacional de Haia sobre a fronteira marítima. No final da semana passada, a crise diplomática entre os dois países se agravou, após o Peru descobrir e denunciar um suposto caso de espionagem de um militar peruano para o Chile. O presidente do Peru, Alan García, chamou o país vizinho de “republiqueta”.

Para o cargo antes ocupado por Van Klaveren, assume o atual diretor de planejamento da chancelaria, Angel Flisfisch.

continua após a publicidade