O Parlamento do Kosovo elegeu hoje Atifete Jahjaga para o posto de presidente do território balcânico. Aos 35 anos, ela se tornou a primeira mulher a chegar ao posto de chefe de Estado do jovem país. Atifete obteve 80 votos a favor e nenhum contra.
Atifete Jahjaga concorreu ao posto com Suzana Novoberdaliu, cuja candidatura foi apresentada em respeito à exigência legal de que pelo menos duas pessoas concorram para que a votação tenha validade. Subcomandante da polícia de Kosovo, Atifete jamais havia concorrido antes a nenhum cargo eletivo.
Ela surgiu na cena política local como candidata de consenso entre situação e oposição, depois de a justiça kosovar ter impugnado a eleição, em fevereiro, do empresário Behgjet Pacolli. A votação na qual Pacolli foi eleito foi considerada inconstitucional porque um boicote da oposição fez com que a sessão no Parlamento não contasse com quorum mínimo para ter validade. A oposição ameaçava repetir o boicote caso Pacolli voltasse a ser apresentado como candidato. As informações são da Associated Press.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)