Sri Lanka tira Noruega de grupo de negociadores de paz

O governo do Sri Lanka notificou a Noruega que o país nórdico não mais mediará a paz entre Colombo e o Exército de Libertação dos Tigres do Tâmil Eelam (LTTE) por não ter conseguido proteger a missão cingalesa em Oslo. A Embaixada do Sri Lanka em Oslo foi atacada no domingo (12) por manifestantes tâmeis. O embaixador da Noruega em Colombo, Tore Hattrem, foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores do Sri Lanka nesta segunda, quando foi notificado, diz um comunicado divulgado pelo governo cingalês. “Não é mais possível para a Noruega atuar como facilitadora de um processo de paz”, prossegue o documento.

Na prática, o anúncio do governo cingalês fará pouca diferença com relação à política no país. Um acordo de paz negociado pela Noruega em 2002 caiu há três anos e o Sri Lanka retirou-se de um cessar-fogo em 2008, o que resultou numa nova escalada do conflito. O grupo Human Rights Watch (HRW) denunciou recentemente que mais de 2 mil civis morreram no Sri Lanka entre o fim de 2008 e o início de 2009 e acusou tanto o governo quanto os rebeldes de terem cometido crimes de guerra.

O Exército de Libertação dos Tigres do Tâmil Eelam (LTTE) luta desde 1983 por uma pátria independente para a minoria tâmil do Sri Lanka no norte da ilha. Mais de 70 mil pessoas morreram em duas décadas e meia de violência. Os rebeldes denunciam que são marginalizados há décadas por governos dominados pela maioria cingalesa do país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo