A agência de classificação de risco S&P Global rebaixou o rating de longo prazo e em moeda estrangeira da Colômbia de BBB para BBB-, com perspectiva estável.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a S&P comenta que a combinação de um crescimento mais fraco que o esperado neste ano e uma dependência parcial das receitas únicas deste ano para compensar o baixo desempenho da reforma fiscal de 2016 “demonstram a dificuldade de reduzir o déficit público para cumprir a regra fiscal”. De acordo com a agência, a economia colombiana continua a sofrer os efeitos negativos dos menores preços das commodities, que, por sua vez, refletem o alto nível da dívida externa.
“No meio de perfis fiscais e externos enfraquecidos que geram menor flexibilidade política”, a S&P optou por cortar a nota soberana da Colômbia. Já a perspectiva estável reflete a expectativa da agência de que “as instituições políticas estabelecidas na Colômbia e os registros das políticas econômicas pró-crescimento contribuam para a estabilidade na economia e para a continuidade após a eleição de 2018”.