Soldados canadenses matam crianças afegãs a tiros

Tropas canadenses, integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, abriram fogo no domingo (27) contra um automóvel que acreditaram iria atacar seu comboio, matando um menino de 2 anos e sua irmã de 4 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28). Comunicados da Otan e de militares canadenses informaram que as tropas perto de Kandahar dispararam contra o carro após o motorista ignorar repetidos avisos para parar o veículo.

Funcionários afegãos e das Nações Unidas têm pedido repetidas vezes às tropas ocidentais que evitem atingir civis, pois isso ameaça minar o apoio ao presidente afegão Hamid Karzai e à presença das forças estrangeiras na Ásia Central. Comandantes da Otan insistem que tomam todas as precauções razoáveis e culpam os militantes por colocarem em perigo os civis, já que costumam usar carros civis carregados de explosivos em missões suicidas contra tropas estrangeiras e afegãs.

O comunicado canadense afirma que o carro ficou sob fogo dos soldados após ter trafegado próximo ao comboio: “É com profunda tristeza que nós anunciamos que duas crianças afegãs foram mortas no incidente”, diz a nota.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna