Soldado da Otan morre no leste do Afeganistão

Um soldado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi morto por insurgentes no leste do Afeganistão hoje, informou a aliança. Em outro incidente, um funcionário do governo afegão foi morto a tiros na cidade de Kandahar, no sul do país.

A Otan informou que o soldado, que não teve a nacionalidade revelada, “morreu após um ataque insurgente no leste do Afeganistão”. O número total de soldados estrangeiros a morrer na guerra afegã está em 617, segundo um levantamento do site independente icasualties.org. O total no ano passado foi de 521.

Em Kandahar, onde a insurgência está concentrada, o vice-diretor para educação da província, Ahmadullah, foi morto a tiros perto de sua casa hoje por homens armados em uma motocicleta, disse o chefe dele, Najibullah Ahmadi. O funcionário estava indo para a casa com a filha, voltando de uma padaria. A garota não foi ferida. Funcionários do governo têm sido alvos no Afeganistão este ano, sobretudo em Kandahar, considerado pelo Taleban como seu território.

Os EUA e a Otan mantêm mais de 150 mil soldados no Afeganistão combatendo os rebeldes, com esforços concentrados na área de Kandahar, com a meta de arrebatar a área do controle do Taleban. A insurgência está em seu 10º ano, desde a deposição do regime do Taleban pela invasão liderada pelos EUA no fim de 2001. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna