Um soldado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi morto por insurgentes no leste do Afeganistão hoje, informou a aliança. Em outro incidente, um funcionário do governo afegão foi morto a tiros na cidade de Kandahar, no sul do país.
A Otan informou que o soldado, que não teve a nacionalidade revelada, “morreu após um ataque insurgente no leste do Afeganistão”. O número total de soldados estrangeiros a morrer na guerra afegã está em 617, segundo um levantamento do site independente icasualties.org. O total no ano passado foi de 521.
Em Kandahar, onde a insurgência está concentrada, o vice-diretor para educação da província, Ahmadullah, foi morto a tiros perto de sua casa hoje por homens armados em uma motocicleta, disse o chefe dele, Najibullah Ahmadi. O funcionário estava indo para a casa com a filha, voltando de uma padaria. A garota não foi ferida. Funcionários do governo têm sido alvos no Afeganistão este ano, sobretudo em Kandahar, considerado pelo Taleban como seu território.
Os EUA e a Otan mantêm mais de 150 mil soldados no Afeganistão combatendo os rebeldes, com esforços concentrados na área de Kandahar, com a meta de arrebatar a área do controle do Taleban. A insurgência está em seu 10º ano, desde a deposição do regime do Taleban pela invasão liderada pelos EUA no fim de 2001. As informações são da Dow Jones.