O presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que agrupa proprietários de jornais de toda a América, o norte-americano Earl Maucker, insistiu que deseja ser recebido pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante a reunião da organização em Caracas, que começou hoje e vai até domingo.
Em declaração ao jornal El Nacional, Maucker disse que insiste em reunir-se com Chávez devido às más relações entre a imprensa, que critica freqüentemente o governo venezuelano, e o presidente.
"Almejo a oportunidade de empreender um diálogo com o e presidente ou com qualquer outro membro do seu governo que deseje conversar conosco. Estamos muito dispostos. Irei aonde quer que seja e farei o necessário para empreender um diálogo se ele estiver interessado", reforçou.
Maucker também disse que, apesar de Chávez ter declarado a presença dos diretores da SIP no país como "non grata", a pedido da Assembléia Nacional da Venezuela, "até agora (a declaração) não foi mais que retórica", pois o organismo não encontrou obstáculos para organizar sua reunião em Caracas, o que contraria declarações do ex-presidente da SIP, Rafael Molina.
Molina acusou as autoridades locais por pressionar donos de hotéis da cidade para impedir o encontro. No entanto, Maucker afirmou que "nós enviamos uma missão para lá (Caracas) em dezembro e não enfrentamos nenhum problema".