Subiu para oito o número de pessoas mortas no terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira (16) a costa noroeste do Japão, informaram autoridades locais. O abalo sísmico também feriu centenas de pessoas, derrubou dezenas de casas e desencadeou um incêndio em uma usina nuclear. Uma quantidade de água radioativa vazou do tanque de um reator da mesma usina, mas as autoridades disseram que o nível de radioatividade não apresentaria risco para a população.

continua após a publicidade

Sirenes de incêndio soaram na cidade de Kashiwazaki, uma das mais afetadas pelo tremor. Construções mais antigas foram reduzidas a pilhas de escombros. A emissora de televisão NHK informou que mais de 900 pessoas ficaram feridas. Cerca de 10 mil pessoas foram retiradas de áreas afetadas. Enquanto isso, um homem de 82 anos ferido no terremoto faleceu depois de ser levado a um hospital, elevando a sete o número de mortos, informou Shigeyoshi Nagano, porta-voz da Agência de Polícia Nacional em Tóquio.

Um terremoto na casa dos 6 graus na escala Richter é capaz de causar extensos danos e muitas vítimas, mas isso depende de uma série de fatores, como a profundidade do tremor e a distância entre o epicentro e áreas de grande densidade demográfica.

continua após a publicidade