Um tsunami provocado por um terremoto de 8,3 graus atingiu hoje Samoa e outras ilhas do Pacífico Sul, matando pelo menos 34 pessoas e destruindo povoados inteiros, informaram autoridades locais. Ondas de até 3 metros obrigaram os moradores a fugir em pânico até as áreas mais altas.

continua após a publicidade

O tremor, ocorrido a pouco mais de 200 quilômetros da costa de Samoa, atingiu o arquipélago às 6h48 locais de quarta-feira (14h48 de hoje em Brasília) e durou cerca de três minutos.

Em seguida, uma série de cinco ondas matou 14 pessoas na Samoa Americana, segundo as autoridades locais. O meteorologista Mase Akapo disse que quatro vilarejos foram afetados na principal ilha, Tutuila.

As ilhas de Samoa são duas entidades separadas. Existem a nação de Samoa, anteriormente conhecida como Samoa Ocidental, e a Samoa Americana, um território mantido pelos Estados Unidos na Polinésia. Juntas, as duas ilhas possuem em torno de 250 mil habitantes.

continua após a publicidade

No fim de 2004, mais de 230 mil pessoas morreram ou desapareceram em um tsunami que atravessou a Bacia do Oceano Índico. Na ocasião, as ondas gigantes foram desencadeadas por um terremoto de 9 graus na escala Richter ocorrido a 29 quilômetros de profundidade. A maioria das vítimas estava na Indonésia. Com informações da Dow Jones.