Pelo menos 180 pessoas morreram hoje em uma confusão na capital do Camboja, durante a celebração de um festival das águas, disse o primeiro-ministro do país, Hun Sen. Centenas de pessoas ficaram feridas na confusão. Relatos iniciais indicavam que 17 pessoas haviam morrido, mas o número de mortos foi subindo à medida que as autoridades perceberam o tamanho da tragédia ao retirarem mais corpos do rio Tonle Sap após o anoitecer.
Segundo as autoridades, os populares celebravam um festival em honra às águas em uma pequena ilha fluvial quando começou o pânico no final da tarde de hoje. Muitos dos mortos foram pisoteados.
As autoridades cambojanas estimam que quase 2 milhões de pessoas estão na capital, Phnom Penh, para o festival de três dias em homenagem às águas. A principal atração é uma regata tradicional no rio Tonle Sap.
A regata foi feita com sucesso na tarde de hoje e o pânico teve início depois na pequena ilha de Koh Pich, onde acontecia um show de música. A vendedora de refrigerantes So Cheata disse que a confusão começou quando 10 pessoas desmaiaram, após serem prensadas pela multidão que se aglomerava para assistir ao espetáculo. Ela disse que isso desencadeou o pânico e muitas pessoas começaram a correr sem motivos. Parte da multidão foi para uma ponte que, então, ficou apinhada, com pessoas pisoteando outras ou sendo empurradas para as águas do rio. As informações são da Associated Press.