Sobe para 12 número de mortos em ataque em Bagdá

Subiu de oito para 12 o número de vítimas fatais, e de 29 para 36 o de feridos, em um ataque suicida em uma base militar hoje em Bagdá. A capital do Iraque tem estado em alerta elevado com a declaração dos Estados Unidos de fim oficial das operações de combate no país, na última semana.

Os militantes atacaram um alvo óbvio, no centro da cidade, que havia sido atingido recentemente. Em 17 de agosto, um suicida explodiu bombas na mesma base militar, matando 61 soldados. Hoje, imediatamente depois que o carro-bomba explodiu, homens armados entraram no quartel, provocando um combate que durou cerca de 15 minutos, segundo policiais, que afirmam que pelo menos três militantes usavam cintos com explosivos. Oficiais falaram em condição de anonimato.

O major-general Qassim al-Moussawi disse que cinco soldados estavam entre os mortos. O porta-voz do Ministério da Defesa, major-general Mohammed al-Askari, confirmou que alguns homens usavam cintos com explosivos e planejavam uma segunda explosão. “O plano era atingir duas vezes”, disse ele. “Primeiro com um carro e então com suicidas”. O prédio atacado no domingo é o quartel da 11ª divisão do exército iraquiano e um centro de recrutamento. As informações são da Associated Press.