Suicidas atacaram a sede do British Council na capital afegã, nesta sexta-feira, matando pelo menos 10 pessoas em um confronto a tiros que durou cinco horas no aniversário da independência do país da Grã-Bretanha. Um porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, reivindicou o ataque ao local, na zona oeste de Cabul.

continua após a publicidade

Entre os mortos havia oito policiais, um guarda cuja nacionalidade não foi ainda revelada e um servidor municipal afegão, segundo o policial Farooq Asas. Dois dos quatro feridos no ataque não eram afegãos, disse Asas.

A chancelaria britânica informou que todos os insurgentes envolvidos no ataque foram mortos. A ação começou com um suicida detonando um carro cheio de explosivos na parte de fora do British Council, enquanto outro suicida se explodiu dentro do prédio, segundo a polícia afegã. Forças de segurança locais foram enviadas ao local, onde havia pelo menos três insurgentes lutando com rifles e granadas propelidas por foguete.

Em Londres, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que todos os cidadãos britânicos estavam em segurança, após o ataque. Autoridades britânicas não iriam informar quantas pessoas estavam no prédio no momento do ataque. Nesta sexta-feira, os afegãos marcam o Dia da Independência da Grã-Bretanha, ocorrida em 1919.

continua após a publicidade

A polícia havia contabilizado cinco suicidas envolvidos no ataque. Dois detonaram explosivos e pelo menos três entraram no local a pé. Tropas afegãs conduziram o contra-ataque, porém tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estavam no local, aconselhando a ação.

A sede do British Council fica em uma área residencial rica de Cabul e é formada por dois prédios. O British Council tem entre seus objetivos auxiliar nações estrangeiras no setor educacional e de sociedade civil.

continua após a publicidade

As informações são da Associated Press.