Autoridades sírias impediram que trabalhadores humanitários da Cruz Vermelha entrassem no bairro de Baba Amr, na cidade de Homs, onde civis acompanharam vários dias de intensos confrontos, informou nesta sexta-feira o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
O grupo humanitário disse que recebeu permissão do governo na quinta-feira para entrar em Baba Amr, e um comboio de sete caminhões estava prestes a se encaminhar para o local nesta sexta-feira.
“É inaceitável que as pessoas que pessoas que precisam de assistência emergencial há semanas ainda não tenham recebido ajuda”, disse o presidente do CICV, Jakob Kellenberger. “Nós ficamos em Homs esta noite na expectativa de entrar em Baba Amr em breve”, disse ele em comunicado.
Enquanto isso, o grupo e uma organização síria vão ajudar as famílias que fugiram de Baba Amr, disse Kellenberger.
A Cruz Vermelha ainda está esperando que o governo sírio concorde com seu pedido para um cessar-fogo de duas horas na região para levar ajuda humanitária para regiões onde há confrontos e retirar os feridos. O grupo fez o pedido de cessar-fogo há mais de duas semanas. “A situação humanitária estava séria antes e está pior agora”, declarou Kellenberger.
As informações são da Associated Press.