Síria elogia Rússia e China após veto a sanção na ONU

Os vetos de Rússia e China no Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas a uma resolução contra a Síria foi um “dia histórico”, disse um assessor do presidente Bashar Assad, Bouthaina Shaaban, à France Presse nesta quarta-feira. Já Alemanha e França lamentaram a decisão tomada no CS no dia anterior..

“Este é um dia histórico em que Rússia e China, como nações, estão se posicionando com o povo e contra a injustiças”, disse Shabaan. O documento pedia “medidas” contra a Síria, se o regime de Assad mantiver a violenta repressão aos manifestantes que pedem mais democracia.

Mais de 2.700 pessoas já morreram por causa da repressão síria. A Alemanha e a França lamentaram a votação de Rússia e China sobre o tema. As duas nações são membros permanentes do CS, com poder de veto. O Brasil, membro temporário do CS, se absteve, junto com África do Sul, Índia e Líbano.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira que manterá o anúncio em breve de um pacote de sanções contra a Síria, apesar do bloqueio às punições no Conselho de Segurança. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna