Representantes dos governos da Síria e dos Estados Unidos condenaram o assassinato do embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, em uma exposição de fotos em Ancara nesta segunda-feira. O Ministério de Relações Exteriores sírio chamou o ataque de “terrorista e covarde” em um comunicado emitido hoje.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse que o incidente era um “ataque desprezível” e “uma agressão ao direito de todos os diplomatas de avançarem e representarem suas nações pelo mundo”. Kerry ainda afirmou que seu país está pronto para fornecer ajuda a Rússia e à Turquia nas investigações.
O canal diplomático entre Rússia e Turquia é um dos mais importantes na guerra civil síria. Os diplomatas desses países chegaram em acordo em Ancara, na semana passada, para evacuar a oposição do governo sírio em Alepo após meses de bombardeios que matou centenas de civis – alguns apoiados pela Turquia.
Após matar o embaixador, o agressor gritou, “Não esqueçam de Alepo!”. O homem foi morto pela polícia. (Matheus Maderal, com informações da AP – matheus.maderal@estadao.com)