A aviação síria bombardeou hoje diversas áreas rebeldes enquanto opositores armados dispararam morteiros e foguetes contra Damasco no primeiro dia do feriado muçulmano do Eid al-Adha. Os ataques ocorrem em um período no qual inspetores de armas químicas das Nações Unidas e da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) ambicionavam um cessar-fogo para executar seu mandato de destruir os arsenais sírios.
Os ataques de hoje também expõem a profundidade do engajamento dos dois lados que travam uma guerra civil iniciada há mais de dois anos e meio. Em feriados religiosos anteriores, tanto as forças do governo quanto os rebeldes comprometeram-se com tréguas temporárias.
Nos episódios de hoje, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas quanto um morteiro rebelde atingiu uma residência no bairro damasceno de Al-Qanawat, dando início a um incêndio, informa o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo de oposição ao governo estabelecido no exterior.
Em Yabroud, rebeldes detonaram explosivos nas torres de duas igrejas, provocando danos aos templos cristãos. Segundo a agência estatal de notícias Sana, os rebeldes tentaram atacar outras duas igrejas, mas as ações foram frustradas.
Já os bombardeios da aviação síria provocaram a morte de pelo menos três crianças e feriram diversas pessoas em Latamneh, na província de Hama, segundo informações do Observatório Sírio pelos Direitos Humanos. Fonte: Associated Press.