Seul dispara tiros de alerta contra navio norte-coreano

A Marinha da Coreia do Sul realizou disparos de advertência para fazer um navio norte-coreano recuar, disseram hoje fontes militares de Seul. A embarcação da Coreia do Norte pescava ilegalmente em águas ao sul da península, em meio ao clima de tensão bilateral na área de fronteira no Mar Amarelo.

O barco recuou para o lado norte-coreano, 2h40 após ter cruzado a fronteira, informou, em comunicado, o comando militar sul-coreano. Ninguém ficou ferido. Os dez disparos foram realizados com uma metralhadora, após três advertências verbais. A embarcação norte-coreana aparentemente não conseguia se movimentar por um tempo por causa da maré baixa, informa o comunicado.

Os militares e a polícia sul-coreanos estão em alerta, por causa do encontro da próxima semana do Grupo dos 20, em Seul. Em março, um navio sul-coreano afundou na área e 46 pessoas morreram. As tensões na fronteira estão em alta desde que Seul, citando uma investigação multinacional, acusou Pyongyang de torpedear a embarcação. O governo norte-coreano nega as acusações. Na sexta-feira passada, forças dos dois países trocaram disparos brevemente, sem deixar feridos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna