Uma série de pequenas explosões sincronizadas provocou nesta sexta-feira (25) a morte de uma pessoa e ferimentos em outras seis em Bangalore, principal pólo de alta tecnologia da Índia. Shankar Bidri, comissário da polícia local, disse que aparentemente sete bombas de baixo impacto destrutivo explodiram num intervalo de poucos minutos em pontos diferentes da cidade.
Uma das explosões, ocorrida em um ponto de ônibus no bairro de Madiwala, provocou a morte de uma mulher, disse Bidri. De acordo com ele, cada uma das bombas continha “quantidade de explosivos similar a uma ou duas granadas e aparentemente foram acionadas por dispositivos de tempo”.
Bidri atribuiu as explosões a pessoas interessadas em “perturbar a paz e a tranqüilidade da cidade de Bangalore”. Ele pediu aos moradores da cidade que mantenham a calma. Até o momento, nenhum grupo ou indivíduo reivindicou a autoria da série de explosões.
Imagens exibidas pela TV local mostravam policiais com cães farejadores tentando rastrear outros artefatos explosivos.
Diversas cidades indianas foram alvo de bombas detonadas em breves intervalos de tempo. As ações foram atribuídas a extremistas islâmicos. Bangalore, onde estão instaladas diversas companhias dedicadas a atividades terceirizadas, não era alvo de ataques à bomba havia anos.