O congelamento dos sensores de velocidade em dois aviões Airbus A330 da companhia francesa Air Caraïbes, em agosto e setembro de 2008, provocaram panes eletrônicas idênticas às indicadas pelas mensagens automáticas enviadas pelo voo AF 447, que realizava a rota Rio-Paris quando caiu no Oceano Atlântico. Um relatório oficial, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, indica que os tubos de pitot – as sondas – falharam depois de expostos a fortes precipitações, combinadas com baixas temperaturas, levando à “incoerência da velocidade aferida” e ao desligamento automático dos sistemas eletrônicos de navegação.
Esse erro eletrônico no AF447 foi a primeira informação confirmada pelo Escritório de Investigações e Análises sobre a Aviação Civil (BEA), da França, que apura as causas do desastre. O documento foi assinado pelo oficial de segurança de voos Hugues Houang em 1º de dezembro de 2008. A investigação foi aberta após o registro de dois incidentes com A330 que realizavam a rota Paris-Fort de France, na ilha de Martinica, no Caribe. Em ambos os voos, as condições meteorológicas adversas causaram congelamento das sondas térmicas TAT e dos tubos de pitot do avião.
O resultado das panes foi o desligamento em sequência de sistemas eletrônicos que instruíam a tripulação sobre o voo – como velocidade e altitude. Após instabilidade, as tripulações conseguiram reassumir o controle do avião, acionando mecanismo de degelo nos pitots. O relatório informa que foi recomendado à Air Caraïbes a substituição dos tubos de pitot nos Airbus da companhia por novos modelos, também do grupo francês Thales, que mostraram melhor performance sob fortes precipitações.
Em reunião com a Airbus, Houang diz que os técnicos da companhia “tiveram dificuldades para explicar a mensagem ‘incoerência de velocidade'”. Procurada pela reportagem, a porta-voz da Airbus afirmou que a empresa não comentaria as diferenças técnicas entre os dois modelos de pitot. O Thales Group afirmou que “não cabe à empresa tecer comentário a respeito destes fatos”. Ontem, Air France informou que irá substituir os tubos de pilot em alguns dias.