Sensor congelado causou pane em aviões em 2008

O congelamento dos sensores de velocidade em dois aviões Airbus A330 da companhia francesa Air Caraïbes, em agosto e setembro de 2008, provocaram panes eletrônicas idênticas às indicadas pelas mensagens automáticas enviadas pelo voo AF 447, que realizava a rota Rio-Paris quando caiu no Oceano Atlântico. Um relatório oficial, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, indica que os tubos de pitot – as sondas – falharam depois de expostos a fortes precipitações, combinadas com baixas temperaturas, levando à “incoerência da velocidade aferida” e ao desligamento automático dos sistemas eletrônicos de navegação.

Esse erro eletrônico no AF447 foi a primeira informação confirmada pelo Escritório de Investigações e Análises sobre a Aviação Civil (BEA), da França, que apura as causas do desastre. O documento foi assinado pelo oficial de segurança de voos Hugues Houang em 1º de dezembro de 2008. A investigação foi aberta após o registro de dois incidentes com A330 que realizavam a rota Paris-Fort de France, na ilha de Martinica, no Caribe. Em ambos os voos, as condições meteorológicas adversas causaram congelamento das sondas térmicas TAT e dos tubos de pitot do avião.

O resultado das panes foi o desligamento em sequência de sistemas eletrônicos que instruíam a tripulação sobre o voo – como velocidade e altitude. Após instabilidade, as tripulações conseguiram reassumir o controle do avião, acionando mecanismo de degelo nos pitots. O relatório informa que foi recomendado à Air Caraïbes a substituição dos tubos de pitot nos Airbus da companhia por novos modelos, também do grupo francês Thales, que mostraram melhor performance sob fortes precipitações.

Em reunião com a Airbus, Houang diz que os técnicos da companhia “tiveram dificuldades para explicar a mensagem ‘incoerência de velocidade'”. Procurada pela reportagem, a porta-voz da Airbus afirmou que a empresa não comentaria as diferenças técnicas entre os dois modelos de pitot. O Thales Group afirmou que “não cabe à empresa tecer comentário a respeito destes fatos”. Ontem, Air France informou que irá substituir os tubos de pilot em alguns dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna