O Senado da Rússia ratificou hoje o novo tratado de desarmamento nuclear fechado entre o país e os Estados Unidos. Esse era o passo final para a aprovação do documento, o primeiro pacto nuclear entre os dois lados em 20 anos. Todos os 137 senadores da Câmara Alta do Parlamento russo aprovaram o novo tratado, conhecido como Start. O documento foi firmado pelo presidente russo, Dmitry Medvedev, e por seu colega norte-americano, Barack Obama, em 8 de abril de 2010, em Praga, na República Checa.
O novo Tratado Estratégico de Redução de Armas (Start, na sigla em inglês) prevê a redução em 30% nas ogivas nucleares antigas pelos dois países. Além disso, limita a 700 os mísseis de longo alcance e bombardeiros dessas nações. A Câmara dos Deputados russa apoiou a medida em uma terceira e última votação nesta terça-feira. O Senado dos EUA havia ratificado o texto no mês passado.
O Start original foi fechado em 1991 e expirou no final de 2009. Nos EUA, Obama pressionou pela aprovação do novo pacto, considerado uma de suas prioridades na política externa. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.