A agência de assistência aos palestinos mantida pelas Nações Unidas, conhecida pelas iniciais em inglês UNRWA, anunciou a paralisação de todas as suas obras em Gaza por falta de materiais de construção e pediu a reabertura de todas as passagens de fronteira que dão acesso ao território litorâneo.
"Cerca de US$ 93 milhões destinados a projetos estão retidos porque o cimento e outros materiais de construção acabaram", declarou John Ging, diretor da UNRWA em Gaza.
De acordo com ele, foram paralisadas todas as obras, desde os reparos em abrigos para 16.000 refugiados a projetos de saneamento básico, construção de escolas e centros de saúde.
A ONU fornece ajuda alimentar a cerca de 80% da população de Gaza, estimada atualmente em cerca de 1,4 milhão de pessoas.
Ging advertiu que, se as passagens de fronteira não forem reabertas, "Gaza terá pela frente graves crises humanitárias e de saúde pública".
Israel não autoriza a abertura de nenhum entroncamento de fronteira de Gaza desde meados do mês passado, quando o Hamas tomou o controle total do território.