O segredo do “sex appeal” (atração sexual) está em um minúsculo órgão em forma de meia-lua, pequeno como a cabeça de um alfinete, localizado no nariz, informaram pesquisadores italianos que realizaram um estudo com 100 mulheres.
Uma equipe de neurologistas, psiquiatras, sexólogos e endocrinologistas das universidades de Pisa e Áquila, no centro da Itália, pesquisam há tempos o mistério que provoca a “flechada do Cupido” entre os seres humanos.
O coordenador do projeto, Emmanuele Jannini, explicou que o ambicioso projeto tem como objetivo documentar a existência de feromônios no homem.
“Até agora se conhecem apenas os efeitos dessas substâncias, mas nunca ninguém conseguiu observá-las diretamente”, explicou Jannini.
Posteriormente, se tentará compreender se os feromônios influenciam a percepção do sex appeal, ou seja, se verificará se a percepção da beleza tem bases biológicas e, segundo uma primeira hipótese, se pode ser originada pela ação combinada de hormônios e feromônios.
O primeiro passo da pesquisa é extrair os feromônios que se produzem principalmente nas axilas e observar, em seguida, o comportamento de homens e mulheres.
O passo sucessivo será observar a atuação de hormônios e feromônios estudando pessoas com uma alta quantidade de hormônios em circulação, como as mulheres que sofrem de hirsutismo e os transexuais.