Secretário-geral da ONU fará visita oficial a Mianmar

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, se reunirá com o líder da junta militar de Mianmar esta semana, quando realizará uma visita oficial ao país asiático para discutir a assistência às vítimas do ciclone Nargis. John Holmes, subsecretário-geral da ONU para assuntos humanitários, anunciou que Ban deverá chegar a Mianmar na quinta-feira para inspecionar a área devastada. Ele deverá participar no domingo de uma reunião de doadores em Rangum.

Holmes estava nesta terça-feira (20) em Genebra com o objetivo de persuadir a junta militar birmanesa a aceitar a entrada de mais assistência internacional às vítimas do ciclone Nargis, que atingiu Mianmar entre 2 e 3 de maio, deixando mais de 70 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos.

De acordo com a ONU, das 2,4 milhões de pessoas afetadas pela tempestade, apenas 500 mil receberam ajuda internacional até agora. Cerca de 1,4 milhão ainda precisam de ajuda urgente e os agentes humanitários ainda não chegaram a algumas áreas do delta do Rio Irrawaddy devastadas pelo ciclone do início do mês, disse Elisabeth Byrs, porta-voz da Agência de Coordenação Humanitária da ONU, conhecida pelas iniciais Ocha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo