O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon iniciará um giro por três países da América do Sul: Argentina, Chile e Brasil, para observar os efeitos da mudança climática. Ele chegará na quarta a Buenos Aires, onde vai se reunir com o presidente Néstor Kirchner e com a presidenta eleita, Cristina Fernandes Kirchner. Ele deverá visitar o Brasil no final da primeira quinzena deste mês, vindo da Antártica.

continua após a publicidade

Ban Ki-moon deverá viajar para Santiago do Chile para participar da XVII Reunião Ibero-americana de chefes de Estado e Governo. Durante sua estadia em Santiago, ele deverá manter um encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e participará no dia 8, de uma mesa redonda de alto nível na sede da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), sob o título de "Aliança Global para o Desenvolvimento", com a presidenta do Chile e do presidente do Governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, encontro que terá moderação do secretário executivo da Cepal, José Luis Machinea.

Na sua programação no Chile, Ban Ki-moon deverá realizar visitas todas relacionadas ao meio ambiente como preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que se realizará em Bali, na Indonésia, em dezembro próximo. Ele quer analisar os efeitos da devastação florestal em relação as mudanças climáticas.

Ban Ki-moon poderá visitar também a cidade de Punta Arenas, cujos moradores vivem sob um dos buracos da capa de ozônio; vai também ao Parque Nacional Torres del Paine, onde as geleiras foram afetadas pelo aquecimento global: e deverá também ir até a Antártica, onde será recebido por cientistas das estações de pesquisas locais.

continua após a publicidade