Secretário britânico liga comércio a liberação de terrorista

O secretário de Justiça da Grã-Bretanha, Jack Straw, afirmou em entrevista publicada hoje pelo jornal “Daily Telegraph”, que questões comerciais, em especial um acordo da companhia petrolífera BP PLC, tiveram relevância na decisão de transferir para a Líbia, no mês passado, o responsável pelo atentado de Lockerbie, Abdelbaset al-Megrahi.

O governo britânico tem enfrentado duras críticas pela soltura de Abdel Baset al-Megrahi, um líbio sentenciado pelo atentado a bomba no avião da Pan Am, em 1988, em Lockerbie, Escócia. O ataque matou 259 pessoas que estavam a bordo, a maioria americanos, e 11 pessoas que estavam em terra.

No mês passado, autoridades escocesas libertaram al-Megrahi, de 57 anos, com base em motivos de compaixão, uma vez que ele é tido como doente terminal por um câncer na próstata.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro Gordon Brown insistiu que não havia “conspiração” ou acordo sobre comércio de petróleo na decisão de soltura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo