O Profronteira – Projeto de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina na Região da Faixa de Fronteira com a Argentina é um dos temas da ExpoSanto – Feira de Santo Antônio do Sudoeste, de 13 a 18 de novembro, no sudoeste do Paraná. O Profronteira, fruto da conjugação de esforços do Sebrae no Paraná e parceiros, será apresentado na terça-feira, dia 13, durante workshop no CTG que funciona em frente ao Parque de Exposições Arnaldo Busatto, onde acontece a ExpoSanto. O "Workshop de Cooperação Transfronteiriça" começa às 18h30 e prevê duas palestras.
A consultora do Sebrae no Paraná, Denise Wellner, fará uma apresentação do Profronteira e das ações desenvolvidas desde a sua concepção, em 2005. O diretor do Departamento de Programas das Regiões Sul e Sudeste – Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Moreira, vai falar sobre como o governo federal pode contribuir para o Projeto. Além do workshop, os visitantes da ExpoSanto poderão conhecer um pouco mais do Profronteira no estante montado pelo Comitê Gestor e Técnico do Projeto e que vai funcionar durante toda a Feira.
"A cooperação transfronteiriça, essência do Profronteira, é um termo até comum na Europa. Existem exemplos como os da Galícia, na Espanha, com o norte de Portugal; e outro entre França, Suíça e Alemanha. O projeto de integração do sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e municípios argentinos que fazem fronteira é, no entanto, o primeiro no gênero na América do Sul", afirma Denise Wellner, do Sebrae, que pesquisa sobre o assunto.
Para o consultor do Sebrae em Francisco Beltrão, Nézio da Silva, o workshop e o estande do Profronteira, durante a ExpoSanto, são uma oportunidade para as comunidades do sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina compreenderem a iniciativa, que visa promover o desenvolvimento econômico de forma cooperada. "O Profronteira é amplo. É uma proposta que cria condições de crescimento econômico na faixa de fronteira e busca a inserção dos municípios do sudoeste paranaense e oeste catarinense no Mercosul (Mercado Comum do Sul)", acrescenta o consultor do Sebrae.
Identidade
Nézio da Silva conta como nasceu o Profronteira. "O sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina possuem uma identidade comum e, historicamente, sempre tiveram facilidade em atuar através do empreendedorismo coletivo. Em julho de 2005, no âmbito dos fóruns de desenvolvimento locais, onde se integravam líderes empresariais, prefeitos, vereadores, secretários e representantes das entidades da sociedade civil, para trabalharem em torno de uma visão comum para o futuro dos municípios, surgiu a idéia de identificar algo que promovesse o desenvolvimento coletivo desses municípios."
Foi assim, segundo o consultor, que nasceu a parceria que, além do Sebrae no Paraná e prefeituras da região, conta com o Sistema Fiep, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Governo do Paraná, Fórum da Mesorregião, Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste (Acamsop 13), Coordenação das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), e Ministério da Integração Nacional. "Com estudos técnicos e pesquisas, identificamos as potencialidades, os eixos estruturantes a serem trabalhados: educação e cultura, turismo e logística", assinala Nézio.
Abrangência
O Profronteira prevê ações de cooperação entre os municípios paranaenses e catarinenses que fazem divisa com o lado argentino e entornos. Dentre os quais, Pranchita, Barracão, Capanema, Planalto, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Pérola D´Oeste, Ampére, Realeza e Bela Vista da Caroba, todos no Paraná; Dionísio Cerqueira e São Miguel D’Oeste, em Santa Catarina; e San Antonio, Andresito, Bernardo de Yrigoyen, Wanda, Puerto Libertad, Puerto Esperanza e San Pedro, no lado argentino. Segundo o consultor do Sebrae, a definição dos eixos e o trabalho em grupo ajudam na implantação do Projeto, facilitando assim o processo de formação de um sistema integrado que contemple acordos bilaterais, convênios de cooperação, exportações de produtos e serviços, aduanas conjugadas, sinalização de estradas, roteiros turísticos, parcerias entre universidades, dentre outros.