O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou nesta quinta-feira em sua conta oficial no Twitter que as posições de seu governo e do Reino Unido “permanecem distantes”. Segundo Sánchez, caso não haja mudanças, ele pretende vetar o acordo entre o Reino Unido e a União Europeia para a saída do país do bloco, o chamado Brexit.

continua após a publicidade

Em sua comunicação de hoje, o premiê não entrou em detalhes sobre o motivo da divergência, mas o governo espanhol já havia dito anteriormente que o problema é o futuro de Gibraltar, território ultramarino britânico próximo da Espanha. O tema é negociado bilateralmente pelos dois governos, mas Madri tem insistido que a questão das regras que passarão a vigorar em Gibraltar estejam expressas no acordo do Brexit com a UE.

continua após a publicidade

“Após minha conversa com Theresa May, nossas posições permanecem distantes. Meu governo sempre defenderá os interesses da Espanha. Se não houver mudanças, vetaremos o Brexit”, afirmou hoje o premiê. Ontem, Sánchez afirmou ser necessário que o acordo não prejudique a capacidade da Espanha de negociar com Londres o futuro de Gibraltar.

continua após a publicidade

A Espanha deseja, por exemplo, que o Reino Unido eleve o preço dos cigarros vendidos em Gibraltar, para desestimular o contrabando para a Espanha, bem como regular o trânsito de trabalhadores entre os territórios, além de buscar acordos em questões ambientais e de cooperação policial e aduaneira.