Sarkozy promete reformas após derrota em pleitos locais

Os eleitores franceses enviaram um alerta ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao passarem da direita para a esquerda o controle de importantes cidades do país. Um dia depois da derrota nas eleições municipais realizadas na França, Sarkozy prometeu retomar imediatamente as reformas planejadas por seu governo. Sarkozy afirmou que "levará em conta a mensagem enviada pelos franceses", disse nesta segunda-feira (17) Laurent Wauquiez, porta-voz do governo. Ele adiantou ainda que haverá em breve "ajustes" no gabinete, mas assegurou que não ocorrerá uma reforma ministerial de grande porte.

Numa entrevista à rádio France-Inter, Wauquiez comentou que o resultado do pleito sugere que os eleitores querem ver os resultados das reformas prometidas "mais rápido na vida cotidiana". Apesar de as eleições municipais terem importância nacional limitada, a perda de prefeituras e de maioria em Câmaras de Vereadores são um lembrete do quanto a aprovação a Sarkozy caiu, menos de um ano depois de ele ter sido eleito com base num programa de profundas reformas econômicas e sociais para a França.

Paris e Lyon continuaram nas mãos dos socialistas. Toulouse, Estrasburgo, Blois, Reims, Caen e Amiens passaram das mãos da direita para as da esquerda. Na votação nacional, resultados quase totalizados mostram uma estreita vantagem da esquerda (48,7%) sobre a direita (47,6%).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo