O presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou neste domingo (22) a Israel em sua primeira visita oficial ao país. Em discurso logo após desembarcar, Sarkozy disse acreditar que um acordo para encerrar o conflito entre israelenses e palestinos pode ocorrer em breve.
A visita de três dias busca reforçar as relações entre a França e Israel, que nos últimos têm sido cordiais, mas com momentos de tensão. A agenda inclui encontros com líderes locais, um histórico discurso no Parlamento israelense e uma reunião com os pais do soldado israelense Gilad Shalit, seqüestrado por militantes palestinos da Faixa de Gaza. Shalit tem também cidadania francesa.
Gaza
Também neste domingo, Israel decidiu permitir a entrada de um maior número de caminhões na Faixa de Gaza. A trégua entre os israelenses e o grupo Hamas completou neste domingo seu quarto dia. O número de caminhões que poderão passar subirá para 90 por dia – até então de 60 a 70 eram liberados diariamente.
O cessar-fogo entrou em vigor na quinta-feira (19). A intenção do acordo é interromper tanto os disparos de foguetes realizados por militantes palestinos quanto as operações das forças israelenses na Faixa de Gaza.