A livraria Saraiva anunciou nesta quinta-feira (6), que fechou a compra da concorrente Siciliano por R$ 60,030 milhões. As empresas vinham negociando formalmente a negociação desde agosto do ano passado. Como parte da transação, a Saraiva assumiu a dívida líquida da Siciliano, que em 31 de dezembro de 2007 somava R$ 13,6 milhões, segundo dados não auditados. O preço de compra ainda está sujeito a ajustes, em função de eventuais variações que possam ocorrer no endividamento e da posição atual de capital de giro da Siciliano. Com essa aquisição, o grupo Saraiva, que já possuía 36 lojas próprias, passa a deter 99 lojas em sua rede.
A Siciliano teve em 2007 faturamento consolidado bruto (não auditado) de aproximadamente R$ 156 milhões, dos quais R$ 151 milhões são provenientes das atividades de varejo e R$ 5 milhões são resultado das atividades editoriais representadas pelos selos Arx, Futura, Caramelo e Arxjovem.
A Saraiva informou que, com a compra da Siciliano, "amplia sua base de clientes com o objetivo de lhes proporcionar uma ótima experiência no relacionamento com o Grupo Saraiva e a satisfação no momento da compra; busca ganhos de escala e diluição dos gastos gerais e administrativos; e reforça sua posição de destaque no mercado brasileiro de varejo ligado a cultura e entretenimento".