A tempestade tropical “Sandy”, na costa leste dos Estados Unidos, levou ao cancelamento de cerca de 14 mil voos de companhias aéreas nacionais e internacionais, e os serviços em vários aeroportos da região continuam suspensos nesta terça-feira.

continua após a publicidade

O furacão “Sandy”, que deixou dezenas de mortos em sua passagem pelo Caribe, tocou o solo em Nova Jersey na noite de ontem como ciclone pós-tropical, se tornou tempestade e continua se movendo hoje no centro de uma vasta tempestade que afeta de Nova Inglaterra à Virgínia.

As companhias aéreas cancelaram até ontem mais de 13.785 voos, segundo informaram as próprias companhias e o site “flightaware.com” que informa sobre o trânsito aéreo comercial.

O diretor executivo do “flightaware.com”, Daniel Baker, disse ao jornal “USA Today” que “espera-se que aumente o número de cancelamentos dependendo do impacto da tempestade”.

continua após a publicidade

As operações continuam suspensas hoje em cerca de 12 aeroportos da Costa Leste dos EUA, incluindo alguns pequenos como os de Altoona (Pensilvânia), e Morgantown, (Virgínia Ocidental), assim como os aeroportos internacionais John F.Kennedy em Nova York, e Dulles e Baltimore na área metropolitana de Washington.

Os voos nos aeroportos europeus também foram afetados pela tempestade “Sandy” que paralisou grande parte do nordeste dos EUA com ventos e chuvas recordes que deixaram pelo menos 15 mortos, regiões inundadas, milhões de casas sem eletricidade, escritórios fechados e levou à suspensão do transporte público.

continua após a publicidade

Em todo o mundo, voos foram cancelados devido às más condições do tempo. No Brasil, os aeroportos internacionais de Cumbica, em Guarulhos (SP) e Tom Jobim (RJ) tiveram 16 voos cancelados ontem e a previsão é de que cerca de cinco sejam cancelados hoje.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou à imprensa que os passageiros que perderem voos terão o direito de escolher entre embarcar em outra data ou receber o dinheiro de volta.

Em Paris, a companhia francesa Air France informou hoje que anulou todos os seus voos rumo a Washington e Nova York por causa da tempestade “Sandy”.

Na Espanha, as companhias aéreas cancelaram os 19 voos que estavam programados hoje entre os aeroportos de Madri-Barajas e Barcelona-El Prat com a costa leste dos Estados Unidos.

O aeroporto de Frankfurt informou que várias companhias aéreas cancelaram até agora dez voos aos EUA pelo mesmo motivo.

Já o aeroporto londrino de Heathrow, o maior do Reino Unido, cancelou um total de 84 voos desde ontem, de companhias aéreas como British Airways, United Airlines e Virgin Atlantic.