As sanções impostas contra a Rússia por supostas violações às leis internacionais vão permanecer em vigor enquanto Moscou continuar a desrespeitar as normas de conduta, disse a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, em uma entrevista publicada nesta sexta-feira no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.
“As sanções não são um fim em si mesmas, mas as razões da existência delas ainda não desapareceram. Só quando isso acontecer é que poderemos cancelá-las”, afirmou Merkel ao jornal alemão. “Se a situação permanecer do jeito que está hoje, as sanções ficarão em vigor.”
Merkel declarou ainda que a anexação ilegal da península da Crimeia pela Rússia e o estímulo do governo do presidente Vladimir Putin à rebelião separatista no leste da Ucrânia constituem uma “flagrante violação” ao direto internacional e aos valores universais.
Os comentários de Merkel marcam um contraste em relação às declarações recentes de políticos e empresários alemães, que estariam mais inclinados a flexibilizar as sanções. Fonte: Market News International.