Rússia venderá lançadores de foguete à Venezuela

A Rússia planeja vender veículos blindados de transporte de tropas e lançadores múltiplos de foguete para a Venezuela, informou nesta quarta-feira (15) a agência de exportações da Rússia, a Rosoboronexport. “Estamos nos preparando para entregar um grande número de veículos blindados BMP-3 e lançadores múltiplos de foguete”, afirmou Igor Sevastyanov, vice-diretor da Rosoboronexport, de acordo com a agência de notícias Interfax.

Segundo autoridades, a Venezuela já comprou 24 caças de combate Sukhoi, 50 helicópteros e 100 mil fuzis de assalto Kalashnikov da Rússia em contratos que somam US$ 4,4 bilhões, assinados entre 2005 e 2007. Durante uma visita do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Moscou no mês passado, a Rússia anunciou que concedia à Venezuela um crédito de US$ 1 bilhão para a compra de armamentos russos, e os dois países discutiram sobre cooperação na área de energia nuclear.

Eles também planejam realizar exercícios navais conjuntos no Caribe em novembro.

Altos militares do Exército norte-americano dizem estar preocupados com a escalada militar na Venezuela. O Departamento de Estado dos EUA afirmou que irá observar os exercícios navais conjuntos “bem de perto”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna