Rússia promete fornecer combustível ao Irã

Empresas russas estão prontas para fornecer combustível para o Irã, apesar das sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE) contra os setores de gás e petróleo iranianos, afirmou hoje o ministro de Energia da Rússia, Sergei Shmatko. “As sanções não podem nos impedir”, disse, após uma reunião em Moscou com o ministro do Petróleo do Irã, Massoud Mir Kazemi, segundo agências de notícias russas.

A promessa foi feita em meio a um período de tensão sem precedentes entre a Rússia e o Irã nas últimas duas décadas. O clima piorou nesta semana com a declaração do presidente Dmitri Medvedev, de que Teerã está perto de ter a capacidade para construir uma bomba atômica.

Os dois ministros também assinaram uma declaração conjunta para estimular a cooperação em energia, que prevê que Rússia e Irã criem um “mapa do caminho” para planejar o futuro da colaboração dos dois países nos setores de petróleo e gás. A declaração diz que os dois lados também vão considerar a criação de um banco conjunto para financiar projetos de gás e petróleo, bem como de outros empreendimentos comuns no setor de energia.

Insatisfação

A Rússia já expressou sua insatisfação com as sanções definidas no mês passado pelos Estados Unidos e pela UE para punir o Irã em razão do impasse sobre o programa nuclear do país. Elas vão além das sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com as quais a Rússia e outras potências mundiais concordaram e cujo alvo são indústrias relacionadas ao setor militar.

O Irã, que detém cerca de 10% das reservas de petróleo mundiais, é o quarto maior exportador do mundo e o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), atrás apenas da Arábia Saudita. Mas a falta de capacidade de refino faz com que o Irã tenha de importar derivados de petróleo para satisfazer sua demanda interna. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo