Rússia pede que Irã coopere com inspeções nucleares

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, pediu hoje que o Irã coopere com as inspeções internacionais. Segundo Medvedev, o país violou resoluções do Conselho de Segurança ao começar a construir uma nova instalação nuclear. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou nesta sexta-feira que o Irã informou à entidade que possui uma segunda usina de enriquecimento de urânio em construção. Teerã confirmou a informação.

Em geral, a Rússia defende o direito do Irã manter um programa nuclear e se mostra reticente a impor novas sanções. Outro aliado iraniano, a China, afirmou que é preciso haver negociações com Teerã, e não punições. “É nossa esperança que o Irã irá cooperar com a AIEA nesse tema”, afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

O governo iraniano afirma que seu programa tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia. Já para vários países do Ocidente o país tem um programa secreto para produzir armas nucleares. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo