Moscou, 24 (AE) – O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse neste sábado que a recusa dos Estados Unidos de cooperar com Moscou na Síria foi um erro. Segundo ele, o Kremlin está disposto a fornecer apoio para o oposicionista Exército Livre da Síria, segundo a agência de notícias estatal RIA.
“A recusa americana de coordenar a campanha antiterrorista sobre a Síria foi um grande erro”, disse Lavrov em entrevista à emissora Rússia 1. “Nós estamos totalmente preparados para essa coordenação.”
A Rússia tem realizado ataques aéreos diariamente a partir de uma base em Latakia, na Síria, contra inimigos do presidente sírio, Bashar al-Assad. A ação russa no país começou em 30 de setembro.
Os EUA acusam os russos de atacar não somente militantes do Estado Islâmico, mas também grupos dissidentes sírios contrários a Assad. Lavrov disse, porém, que deseja que o Exército Livre Sírio, apoiado por Washington, deveria compartilhar informações de inteligência com Moscou. Segundo o ministro, a Rússia está disposta a dar apoio aéreo a esse grupo da “oposição patriótica”. Fonte: Dow Jones Newswires.