Um militar russo disse nesta quarta-feira que a Rússia se prepara para enviar e instalar seus mísseis terra-ar S-400 na cidade de Kaliningrado, no Mar Báltico, entre a Polônia e a Lituânia. Kaliningrado é o ponto mais ocidental do território russo. O alcance do míssil S-400 fica entre 120 e 400 quilômetros e ele teoricamente poderia atingir parte do norte da Europa se disparado a partir de Kaliningrado, com cidades como Varsóvia, Berlim e Estocolmo no seu alcance.
As agências de notícias russas Interfax e Itar-Tass informaram nesta quarta-feira, citando o coronel Andrei Bobrun, um porta-voz militar, que os S-400 passam por testes em Astrakhan, no sul da Rússia, antes de serem enviado a Kaliningrado. Ele não informou quando a instalação dos mísseis começará.
O anúncio é feito em meio a crescentes tensões entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a montagem pelos norte-americanos do sistema antimísseis na Romênia e na Turquia. O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, disse no mês passado que enviaria os mísseis a Kaliningrado e a outras partes do território russo para contrabalançar a presença do sistema americano.
As informações são da Associated Press.