O presidente do Irã, Hassan Rouhani, e o presidente russo, Vladimir Putin, reforçaram os laços entre os dois países em uma reunião em Moscou nesta terça-feira. O encontro ocorreu para que os dois conversassem sobre economia e sobre o conflito na Síria e o destino do presidente Bashar al Assad.
Teerã e Moscou ainda aguardam para saber qual será o tom da política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao Oriente Médio. As medidas do governo Trump contra o Irã colocou estremeceu as relações entre as duas nações no início deste ano, fortalecendo o contato entre iranianos e russos.
Após conversar com Rouhani, Putin afirmou que a Rússia quer que suas relações com o Irã atinjam um novo patamar de cooperação e firmem uma maior parceria no comércio. Autoridades russas e iranianas assinaram acordos sobre produção de petróleo e comércio de armas. “Nossos governos estão se esforçando totalmente em direções multidimensionais e laços mutuamente benéficos. Esses esforços reforçam a nossa cooperação bilateral”, disse Putin, em uma entrevista coletiva. Fonte: Dow Jones Newswires.